quinta-feira, 7 de abril de 2011

Dia Mundial da Saúde - 7 de abril



Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar be fisicamente, mentalmente e socialmente também!

Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um brinquedo novo, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos!
Você sabe o que é o Ministério da Saúde?

O Ministério da Saúde foi instituído em 1953. É um órgão do Governo responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Deve oferecer confições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzir as enfermidades, controlar doenças e melhorar a vigilância à saúde, dando assim mais qualidade de vida aos brasileiros.


Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/7-abril-dia-mundial-da-saude.html

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

V Feira da Integração Comunitária de Apuiarés – FICA





A FICA 2011, que será realizada no dia 24/01, traz como inovação trabalhar com dois temas subdivido por categorias A, B e C. Será apresentado de acordo com o Tema de cada escola participante. O grupo A trará em sua apresentação todo o seu respeito e entusiasmo pelo o tema “Educação Inclusiva e Acessibilidade”. O grupo B e C trará em sua apresentação todo o seu conhecimento na cultura afro-brasileiro tal como seus costumes, danças, religião e etc. apresentado através de sua criatividade e organização de grupo. De acordo com o tema serão utilizados seis (06) critérios de avaliação.

Eis os Temas:

TEMA: “Educação Inclusiva e acessibilidade, cada ser humano é único e merece respeito.”
A pessoa com deficiência nem sempre foi valorizada e respeitada pelos seus diferentes, por muito tempo representou segmento totalmente ignorado, sendo, portanto, vítima de abandono, rejeição, maus-tratos e até mutilações. Foi apenas a partir do século XX que começou a ter uma melhor aceitação do deficiente, momento em que se iniciou a sua desinstitucionalização e educação escolar. Até este período eram segregados e praticamente privados de convívio social. Entretanto, verifica-se que as conquistas ainda foram poucas, pois o preconceito, a ignorância e a discriminação ainda são muito fortes em relação ao deficiente e a deficiência.

TEMA:
“A arte de trabalhar a Cultura Afro-Brasileira”
Ensinar Cultura Afro-brasileiras e africanas não é mais uma questão de vontade pessoal e de interesse particular. É uma questão curricular de caráter obrigatório que envolve as diferentes comunidades: escolar, familiar, e sociedade. O objetivo principal para inserção da Lei é o de divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir objetivos comuns que garantam respeito aos direitos legais e valorização de identidade cultural brasileira e africana, como outras que direta ou indiretamente contribuíram (contribuem) para a formação da identidade cultural brasileira. Contudo, na tentativa de amenizar os preconceitos e acrescentar conhecimentos dos educandos e da sociedade em geral, bem como exercitar a arte é que a V Feira de integração Comunitária de Apuiarés – FICA, irá trabalhar o Tema: “A Arte de Trabalhar a Cultura Afro-Brasileira”.

Esta feira é parte integrante da tradicional semana de comemoração do aniversario de emancipação política do município, que em janeiro de 2011 irá completar 54 anos.